sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vou arriscar... OSCAR 2010®



Bem, eu particularmente nos últimos 4, 5 anos, me interessei muito pelo cinema. Tenho assistido muitos filmes, desde clássicos antigos até os mais modernos. No OSCAR 2009® acertei praticamente tudo (óbvio que me privo de fazer chutes em categorias que fogem ao meu conhecimento, como fotografia, montagem, entre outras), pois tinha assistido praticamente todos os filmes que concorriam e com o olhar de um simples leigo acabei arriscando e adivinhando os vencedores.

Pois bem, a cerimônia do OSCAR se aproxima novamente. Dia 7 de março saem os vencedores de 2010 (que na verdade a maioria dos filmes são de 2009). Vou arriscar alguns palpites, mesmo esse ano não tendo assistido todos que concorrem ainda, mas vamos lá:

MELHOR ATOR



Jeff Bridges (Crazy Heart)
George Clooney (Amor sem Escalas)
Colin Firth (Direito de Amar)
Morgan Freeman (Invictus)
Jeremy Renner (Guerra ao Terror)

Uma das "barbadas" do OSCAR desse ano ao que tudo indica. Ao papel de Mandela, Morgan Freeman foi inteligente na atuação de Invictus. Aceitando o papel do ícone sulafricano, sob direção de Clint Eastwood, Freeman praticamente assegurou sua participação na cerimônia e seu favoritismo à estatueta. Obs: a zebra, caso aconteça, ficaria com George Clooney no filme Up in the Air (Amor sem escalas), interpretando um carrasco empresário que tem a simples e única função de anunciar a demissão de funcionários da empresa em que trabalha.

MELHOR ATRIZ




Sandra Bullock (Um Sonho Possível)
Helen Mirren (The Last Station)
Carey Mulligan (Educação)
Gabourey Sidibe (Preciosa)
Meryl Streep (Julie & Julia)

Aqui vou apostar forte: Sandra Bullock. No filme The Blind Side (Um Amor Possível), Sandra mostrou que não é atriz de filmes secundários como muitos apontam. Deu um show de atuação, mostrou que no auge de seus 45 anos ainda está com tudo em cima. Fica a dica de um bom e bonito filme. O grande problema é a concorrência, entre elas, Meryl Streep que já detêm duas estatuetas, uma em 1980 e outra em 1983.

ATOR/ATRIZ COADJUVANTE




Matt Damon (Invictus)
Woody Harrelson (O Mensageiro)
Christopher Plummer (The Last Station)
Stanley Tucci (Um Olhar do Paraíso)
Christoph Waltz (Bastardos Inglórios)

Penélope Cruz (Nine)
Vera Farmiga (Amor Sem Escalas)
Maggie Gyllenhaal (Crazy Heart)
Anna Kendrick (Amor Sem Escalas)
Mo’Nique (Preciosa)

Aqui é outra aposta difícil, pois a força de Invictus e no "pensamento paz mundial" da academia pode falar mais alto. Matt Damon, que faz o papel de um jogador de futebol americano no filme vem forte, mas deixo minha torcida e palpite para Christopher Waltz, é impossível assistir Inglorius Basterds e não ficar com raiva das crueldades dele com os judeus no filme. Já na categoria feminina, Nine vem forte (eu particularmente odeio filmes musicais, porém sempre é forte no OSCAR, como Sweeney Todd e Moulin Rouge), mas ainda vou arriscar, mesmo achando remotas as chances, em Anna Kendrick que fez o papel da aprendiz de Clooney no filme Up in The Air, conseguindo fazer com quem assista o filme ficar com pena dela, afinal de contas, era a sensibilidade e ingenuidade dela contra a grosseria e arrogância do Professor Clooney no filme.

OUTRAS CATEGORIAS


Ficam aqui outras apostas: Roteiro Original - Bastardos Inglórios, Roteiro adaptado - Distrito 9, Direção de arte - Avatar, Efeitos visuais - Avatar, Longa de animação - UP.

MELHOR FILME E MELHOR DIRETOR




Avatar, de James Cameron
Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow
Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino
Amor sem Escalas, de Jason Reitman
Preciosa, de Lee Daniels
Um Homem Sério, de Ethan e Joel Coen
Up - Altas Aventuras, de Pete Docter e Bob Peterson
Um Sonho Possível, de John Lee Hancock
Educação, de Lone Scherfig
Distrito 9, de Neill Blomkamp

Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror)
James Cameron (Avatar)
Lee Daniels (Preciosa)
Jason Reitman (Amor sem Escalas)
Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios)

Aqui os mais esperados da noite como em todos os anos. Por que eu juntei os dois no mesmo comentário? Pois acho que Avatar levará tudo! Apesar do brilhantismo de Tarantino, Bradd Pitt e Waltz em Inglorius Basterds, tudo conspira a favor de Avatar. Após liderar as bilheterias americanas por 5 semanas consecutivas, sua arrecadação acumulada já chega a quase US$500 milhões. O filme acaba de ultrapassar “Star Wars” (1977), tornando-se a terceira maior bilheteria de todos os tempos, só atrás de “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (2008) e “Titanic” (1997). Espera-se que no próximo fim de semana, “Avatar” chegue ao segundo lugar na história das bilheterias americanas. Podemos destacar também Guerra ao Terror, indicado assim como Avatar, à nove categorias do Oscar. Do mesmo diretor do documentário Redacted (chatíssimo por sinal), retrata a tão manjada vida dos guerrilheiros americanos no Iraque, assunto que na minha opinião já está mais do que cansativo (baixe Call of Duty Modern Warfare e divirta-se). Certo que levará alguma estatueta Guerra ao Terror, mas como não gosto desse tema, resolvi não apostar nele pra nenhuma categoria (possivelmente errarei). Enfim, Avatar na minha opinião leva melhor filme e James Cameron leva melhor diretor.

É isso, vamos esperar, dia 7 de março a partir das 22h (no Brasil), apresentação de Alec Baldwin (Infiltrados, Pearl Harbor) e Steve Martin (Fé Demais Não Cheira Bem, Doze é Demais), a grande cerimônia do cinema mundial. Abraços e BOA LEITURA!

6 comentários:

  1. porra massa mesmo em carlos
    tas evoluindo, do fotolog pro orkut
    agora pra ca
    IUAHUA
    é isso ai abraço cara

    ResponderExcluir
  2. pois é, nunca fui muito de palpitar pra oscar, mas em uma situação ali eu concordo.

    troféu vai paraaa, morgan freeman!

    ResponderExcluir
  3. então, sou muito fraco em filmes..mas acho morgan freeman fantástico e se tu está palpitando é mais do que merecido para ele vencer esta estatueta. Parabens pelo blog, conte comigo, abraaço

    ResponderExcluir
  4. Po entao pra mim sem duvidas avatar melhor filme do ano, achei animal. Mesmo sem ter visto a maioria q esta concorrendo acho mto dificil ter outro filme nesse nivel. E nos outros quesitos fica dificil de palpitar sem ter visto os filmes.
    Po um filme q eu achei irado é Codigo de Conduta foi o melhor filme q eu vi ano passado ...

    ResponderExcluir
  5. Olha, melhor filme acho que fica avatar, assim como o melhor diretor, james cameron. Ator coadjuvante sem dúvida alguma ganha Christoph Waltz o cara é sensacional, se eu ver ele na rua eu mato ele ;]

    ResponderExcluir
  6. eu concordo com tudo que o nosso GranMestre Tácito disse,
    Po meu, nao sou muito chegado em cinema, mas curto uns cinetrash, se um dia postares alguma do tipo, vamos fazer uma mesa redonda aqui
    abraço meu amigo e boa sorte no projeto

    ResponderExcluir