segunda-feira, 24 de maio de 2010

LOST: da TV para a HISTÓRIA!




Entenda tudo de Lost:

Começando: Eles não morreram na queda do avião, que isto fique bem claro.

Tudo que você sempre assistiu, durante as 5 temporadas, de fato aconteceu. A ilha existiu, os personagens existiram, tudo aconteceu.

Mas o que é a ILHA? A ilha, foi a redenção na vida "ridícula" que todos levavam (alguns com problemas familiares, problemas no trabalho, a maioria vivia na solidão, etc...). A ilha numa metáfora seria a chance que todos temos que nos dar em nossas vidas... conhecer a pessoa que nos fará feliz, fazer amigos de verdade, amar alguém... isso é a ILHA DE LOST!

A conversa entre Jack e seu pai, nos comprova o que foi dito até agora:

- Você é real. Tudo o que já aconteceu com você é real. Todas aquelas pessoas na igreja... são todas reais, também.
- Estão todas mortas?
- Todos morrem um dia, garoto. Aguns deles antes de você, alguns... muito depois de você.
- Mas por que estão todos aqui, agora?
- Bem, não existe "agora" aqui.
- Onde estamos, pai?
- Esse é um lugar a que vocês todos chegaram juntos, para que pudessem encontrar uns aos outros. A parte mais importante da sua vida, foi o tempo que passou com essas pessoas.

Simplesmente os 20 segundos mais reveladores de toda a série.

Ou seja, tudo aconteceu de verdade.

E quando eles morreram? Eles morreram quando simplesmente tinham de morrer. Boone morreu na queda do avião, Locke morreu sendo jogado da montanha pelo Jack e o tiro da Kate (ou enforcado pelo Ben, depende o que é Locke e o que é Locke-possuído), Jack morreu pela facada do Locke, Libby e Ana Lucia morreram com os tiros do Michael... e por aí vai...

O importante é: não interessa se nós vimos eles morrerem ou não, o que realmente importa é que todos vão morrer. Ou seja, não importa se Kate, Miles, Claire, Lapidus, Richard... tenham conseguido escapar da ilha no avião, mas como são pessoas normais, um dia morrerão, seja por velhice, doença, etc...

Um fato que comprova isso: na realidade paralela (na verdade, o purgatório), Kate encontra o Jack e fala: “você não sabe quanto tempo esperei por você...” – O que ela quis dizer? Que obviamente, ela morreu muito depois do Jack, já que Jack morreu na ilha e a Kate conseguiu sobreviver escapando de avião...

Agora... a parte que foi surpresa pra todos: A REALIDADE PARALELA ERA NA VERDADE (ISSO SIM, E NÃO A ILHA) O PURGATÓRIO, O UMBRAL!

Exatamente...e no purgatório, eles olham uns aos outros, e lembram de como foram importantes na vida de cada um. E o que é o purgatório? É exatamente isso, é a "não aceitação" de morte que as pessoas se impõem, fazendo com que ela se iluda e viva normalmente até perceber que já morreu. Porém, um dia ela percebe coisas que já fez, que já viveu, e percebe que já morreu.

O primeiro a perceber que essa realidade paralela era o purgatório foi o Desmond. Por isso, o “Brotha” resolveu sair em missão e avisar para todos do que ele sabia. Por isso ele reuniu todos os Losties novamente, e aos poucos que eles foram se vendo, foram percebendo que já estavam mortos, que a vida deles realmente já havia acabado... e a felicidade de cada um deles, eles só encontraram na ilha, no relacionamento, na amizade, nas brigas, nas conversas...

Locke encontrou sua felicidade na ilha quando voltou a caminhar. Walt e Michael viraram grandes amigos. Kate e Jack encontraram um ao outro. Sayid e Shannon. Bernard e Rose tiveram a vida que sempre pediram. Ben percebeu o quanto ama sua filha e enfim conseguiu o cargo que sempre sonhou (ser o braço direito de Jacob, no caso, o Hurley), Sawyer encontrou Juliet, Jin e Sun tiveram o filho que tanto queriam.

Isso mesmo. Todos só encontraram a felicidade na ilha! A ilha é a redenção e uma benção na vida de cada um!

E LOST terminou dessa maneira. Todos perceberam que deveriam "partir" do purgatório para o céu, como Desmond disse para todos. E quando todos aceitaram o fim, e perceberam que na ilha encontram a verdadeira felicidade... a porta se abre, e a vida acaba pra todos. E o LOST acaba para gente!

Lost estará sempre fulgurando entre as maiores séries de todos os tempos, e obviamente como A MAIOR SÉRIE DE TODOS OS TEMPOS. Brilhante e viciante do início ao fim, perfeita em todos os sentidos. Para aqueles que dizem “besteirol esse Lost, uma ilha e um monte de gente perdida”, a melhor resposta é o silêncio e a pena.

UM ABRAÇO!

17 comentários:

  1. Belo texto!

    Fantástico o finale de Lost no tocante aos personagens. Muito melancólico. Muitos dos personagens sofreram e sofreram para ao fim morrer na ilha. Jack/Kate, Sawyer/Juliet, Jin/Sun e ilha e tantos outros jamais tiveram uma chance.

    Lost terminou como a vida cotidiana é. Muitas vezes triste e melancólica.

    Único ponto negativo foi a não exposição mais concreta acerca da ilha e sua história.

    Mais a mais, valeu muito a pena essa jornada de seis anos. Melhor drama que já vi.

    ResponderExcluir
  2. Cara, tu descobriu isso sozinho? Pô, eu até pensei em algo religioso, mas juro que não passei nem perto da sua conclusão.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a explicação!!! quase q torna o final da série um pouco mais aceitável...
    só ainda não entendo uma coisa? pq essa realidade paralela ou purgatório foi criado pela explosão da bomba? o que isso tem a ver com tudo?

    ResponderExcluir
  4. so uma coisa.. o Locke não morreu com o tiro da Kate, e sim enforcado pelo Ben.

    ResponderExcluir
  5. eu gostei do episódio como um todo,
    sem dúvida foi o mais tocante de todo o seriado,
    pela primeira vez Lost me fez chorar com todos
    os reencontros, foi tudo muito lindo, inclusive o final em si, porem a série ficou devendo algo para os expectadores, a partir do momento em que a ilha era algo real, algo que realmente existiu, as explicações relacionadas aos seus mistérios deveriam ser dadas, coisas como a roda que movia a ilha, poder de cura e mais milhões de coisas que infelizmente permanecerão sem respostas...

    ResponderExcluir
  6. Só uma coisa, Locke morreu enforcado pelo Ben, o cara de preto, ou irmão do jacob ou seja lá como voces chamam ele, usou a aparencia do Locke para aparecer pras pessoas, assim como ele usou a do pai de Jack...

    De resto, é isso mesmo... Vamos ter que aceitar a mitologia da ilha... As coisas pseudo explicadas... Mas quanto a isso, eu já tava vacinado...

    ResponderExcluir
  7. Pessoal...acho que este não é o momento ideal para se discutir o final da série...
    muita gente para não se frustar, já está determinada ha varias semanas a aceitar qualquer coisa que fosse orquetrada pelos produtores. A série foi foda? Foi. Mudou o modo de se fazer tv? Mudou. Teve um final bom? Sim. Foi o melhor final que poderia ter? Não! Eu já previa em conversas com alguns amigos, que aqueles que não gostassem do final seriam ridicularizados nos blogs da vida, como pessoas que não entenderam a série, que não conseguiram captar os detalhes...caras...vamos fingir que acreditamos no papo de que não ia dar pra responder tudo...só que eles não responderam nada de essencial e a série sempre foi vendida como uma série de mistérios! Se imagine comprando um jogo do super-homem, com ele fodão e azulão na capa...aí quando vc vai jogar, só dá pra jogar como clark kent, sem poderes, por que o jogo visa mostrar o lado humano do super...qualé...
    Enfim, ainda estamos no meio do furacão, do hype, ou sei lá o que...e, nerds que somos, não damos o braço a torcer.mas tenho certeza que muita gente ainda vai parar e pensar...Porra...me enganaram!!
    nem que seja pra acrescentar um "tudo bem, vai", no final. Pra terminar, em minha opinião, quem gostou do final, tem muitos motivos! quem não gostou, tem, infelizmente, muito mais!

    ResponderExcluir
  8. Quem não gostou deve acreditar em papai noel e coelhinho da páscoa... Ou deve fazer nada além de assistir séries e coçar o saco o dia todo... Fala sério, é entretenimento, nunca me venderam a série como ''série de mistérios'', e se assim fosse, foi mesmo de mistérios... Não foi por acreditar que um dia seriam revelados os segredos que eu continuei assistindo... Para mim era uma das horas mais esperadas da semana e divertidas também. Os 40 min de série passavam voando, e a semana parecia não passar na espera do próximo episódio... Enganado? Acho que ninguém foi, decepcionados podem até se sentir, mas quem criou a expectativa não foi a série, e sim os fãs.

    Eu gostei bastante do final, gostaria de ter sabido mais a respeito de outros mistérios, mas já havia sacado que não haveria como explicar muitas coisas... A bola de neve que se tornou e o sucesso acabaram por tirar do controle da série os produtores, e não fossem os mistérios ela não teria feito tanto sucesso.

    Valeu cada minuto que perdi baixando e assistindo lost, pois foi a única série até agora que já acompanhei todos os capítulos e que realmente me divertiu.

    Ficção é ficção, pros que dizem que perderam tempo, só resta sentir pena mesmo, são muito fracos da cabeça e ingratos..
    Invejo aqueles qeu não acompanharam a série, justamente porque terão o prazer de assistir pela primeira vez e sentir o que a maioria da audiência de lost sentiu.

    Para finalizar, show de bola seu resumo do fim, li uma porrada de comentários em outro blog e você conseguiu sintetizar tudo isso em poucas linhas.

    Uma dúvida, o que aconteceu com a explosão da bomba? quando a Juliet bate com a pedra na bomba e a detona? Morreu alguém de fato? Até a Juliet que tava do lado teve uma sobrevida e só foi morrer depois no colo do Sawyer. Valeu

    ResponderExcluir
  9. Eu assisti ontem pelo AXN e quer saber, confesso que não entendi o episódio logo de cara, precisei pensar muito. Hoje de manhã quando contei para o meu marido (que dormiu antes do final) eu disse que todos tinham morrido no acidente desde o início, mas não consegui entender a realidade paralela, só conversando com ele é que chegamos à conclusão que eles não morreram imediatamente, a ilha foi real. Honestamente a sua explicação foi a mais plásível que eu vi, com o texto mais direto. Valeu.
    E agora, com o episódio já digerido, posso dizer, eu adorei o final, nem todas as cenas me agradaram, mas no final, fiquei bem contente.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei fo episódio final e fiquei emocionada. Claro que alguns mistérios ainda estão no ar e vc conseguiu colocar em palavras o que eu nao estava conseguindo processar na minha mente: a questão da realidade alternativa, a ilha, mas creio que concordo com tudo o que vc escreveu.
    E pra quem nao gostou, é uma pena, LOST é sim a melhor série feita em muito tempo e sinceramente acho difícil alguma outra superar.

    Isabel

    ResponderExcluir
  11. Que texto cara....vc resumiu tudo que era necessário, nem mais, nem menos, exatamente oq precisava...obrigado por explicar aqueles que não entenderam ou não quiseram acreditar no que viram nesse final incrível de lost!!

    ResponderExcluir
  12. Perfeita a explicação e foi isso mesmo que aconteceu !!! Posso concluir com o fato de nesse flash sideway (purgatório) logo após a cirurgia feita pelo Jack no Locke o Doutor dizendo: - Bom locke agora vou ver meu filho !! e Locke diz:
    - Jack, você não tem filho !!! Essa frase explica tudo !!! E só pelo fato de Locke aceitar que já estava morto que ele voltou a sentir as pernas (não foi a cirurgia do Jack) !!!
    Muito bom esse seu texto, só um único errinho foi que o primeiro a saber dessa realidade paralela foi o Charlie, não o Desmond !!!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o texto, até me senti melhor depois da frustração. Se eu entendi bem, para gostar do final basta IGNORAR TODAS AS OUTRAS TEMPORADAS e fazer de conta que a unica coisa q importa era a luz magica, se for pensar assim, realmente foi um final perfeito!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito de sua análise(dono do blog)quanto ao fim de Lost e foi + ou - isso que entendi mesmo!Confesso que apesar de um final inesperado como este,eu gostei muito,pensei bastante e entendi a mensagem principal da série que é totalmente filosófica e poética.O fato de os produtores garantirem que eles não estavam mortos como muitos achavam no início, inclusive eu,me deixou um pouco decepcionada.Mas entendi que eles não morreram todos juntos com a queda do Oceanic 815,tudo o que vivenciaram na ilha foi real,como disse o pai do Jack "estas pessoas que estão aqui viveram com vc os momentos mais importantes da sua vida" e disse tbm "todos morrem um dia,uns antes e outros depois de vc" .Entendi que... assim que cada um deles assim que morria sua conciência ia para a realidade alternativa ou paralela,criando o mundo e a vida que queriam,sem terem conciência do que passaram na ilha,a chegada de cada um nessa realidade que parecia ser paralela mas não era, iniciava-se no voo 815 da Oceanic pousando em Los Angeles,entendi que a morte de cada um deles foi em periodos diferentes mas sempre que morriam iniciavam na realidade "paraleda" da mesma forma pousando em Los Angeles,pois
    foi a partir da queda do avião e tudo o que viveram na ilha que suas vidas mudaram para sempre,e apartir daí nessa outra realidade só faltavam eles se lembrarem e terem conciência da existência uns dos outros e que estavam mortos,e o último a ter esta conciência foi Jack por isso o Lock quando lembrou-se de tudo, disse a ele(Jack) que ele não tinha filho,pois tudo aquilo fazia parte de um mundo que ele criou apartir do momento que morreu e chegou a "realidade paralela",e quando ele tomou conciência que estava morto, assim como
    os outros, pôde partir em paz...sei lá pra onde...rsrsrsr!!! Bom isso foi o que entendi...eu gostei e me emocionei muito com as cenas de quando lembravam do que haviam vivido na ilha...!!! Lost a cada episódio nos deixava cheios de questionamentos e teorias,o final não poderia ser diferente neh?...

    Eu sou atéia,e mesmo com este final contendo um fundo de cunho religioso não me frustrei nem me decepcionei,pois a vejo como uma de arte,uma arte de entretenimento.Eu particularmente sempre questionei os mistérios reais da vida,como a existência de um Deus que ausente assiste a tudo de ruim neste mundo e mesmo tendo grandes poderes nunca interfere,e como dizem,ele é o criador de tudo o que existe,mas eu sempre questionei...quem o criou??De onde ele surgiu???...isso é um dos mistérios reais de nossas vidas que ninguém consegue explicar e por isso deixei de acreditar.E por questionarem os
    mistérios de uma obra que muitos fãns deixaram de acreditar na beleza da história da série.Mas Lost é uma obra de ficção,não quero questionar seus mistérios irreais,só quero apreciar sua poesia e continuar acreditando que foi a melhor série de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  15. Belo texto!² Entre todas as teorias bestas que vi, esse texto foi o que mais me identifiquei. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  16. Que burrice!!! mas tudo bem.. (cada um tem sua opinião)..
    é claro que eles morreram logo depois do vôo da oceânic !!! é só ver o John Locke que voltou a caminhar, o monstro da fumaça q antes pensei q era um dinossauro!! aquilo não existe em nenhuma ilha! o Jacob é o Deus e o Locke o capeta!!! a ilha é uma espécie de purgatório sim.. A cena da igreja é só uma manifestação da viagem no tempo !!! No caso existe 2 jack, 2 kate, etc... Graças ao efeito de Ben mover a ilha!!! Não viram a parte em q Sayd conhece o Ben quando pequeno??? ia dar na mesma se Ben quando grande conhecesse ele quando pequeno !!!!

    ResponderExcluir