terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Social Network (Rede Social)

-

-

SINOPSE:
Em uma noite de outono, em 2003, graduando em Harvard e gênio em programação de computadores, Mark Zuckerberg se senta em seu computador e acaloradamente começa a trabalhar em uma nova idéia. No furor dos blogs e programação, o que começa em seu quarto logo se torna uma rede social global e uma revolução na comunicação. Em apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Mark Zuckerberg é o mais jovem bilionário da história... Mas para este empresário, o sucesso traz complicações pessoais e legais. Do diretor David Fincher e do roteirista Aaaron Sorkin, A Rede Social é um filme que prova que não é possível chegar a 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos. O filme é produzido por Scott Rudin, Dana Brunetti, Michael De Luca e Ceán Chaffin; e baseado no livro The Accidental Billionaires escrito por Ben Mezrich.

ELENCO:
Jesse Eisenberg ... Mark Zuckerberg
Rooney Mara ... Erica Albright
Bryan Barter ... Billy Olsen
Dustin Fitzsimons ... Phoenix Club President
Joseph Mazzello ... Dustin Moskovitz
Patrick Mapel ... Chris Hughes
Andrew Garfield ... Eduardo Saverin

-

MINHA OPINIÃO:
Voi-là, eis o "Cara", o "Favorito", o "Candidato". E fez por merecer. Grande filme, grandes atuações, grande história.

Como todos sabem, Rede Social, ou Facebook, ou Social Network trata a história do garoto Mark, nerd universitário que resolve "criar" uma rede que interligue todos os alunos, a princípio, de sua universidade. O projeto se expande e toma dimensões mundiais.

No meio de tudo, conflito com seu fiel amigo Eduardo (brasileiro, paulistano e dono de 5% de todas as ações da empresa Facebook atualmente) e uma pendência na justiça com os irmãos Winklevoss, donos da ideia inicial da tal rede, que rendeu a Mark uma perda de grande quantia de seu dinheiro.


Na esquerda, Jesse Eisenberg e na direita o verdadeiro Mark Zuckerberg. Parecido?


Apesar de eu achar que tudo que vira mainstream perde o seu brilho, acho que não é o caso de Rede Social. O filme agrada a todos da Academia do Oscar. Faturou os Globos de Ouro que foi indicado e pinta como franco favorito para a estatueta do Oscar de melhor filme.

Nota 9,5.

2 comentários: